Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Imersão em Água Gelada Funciona?

Ontem, na prova da Mizuno, tivemos uma novidade na Authentic Run: banheira para banho de água gelada. E não foi uma adaptação, não. Foi um equipamento feito para esse fim e importado.




Consiste no seguinte: a banheira é inflada com um equipamento que injeta ar frio, mantendo a temperatura baixa, e mantendo a água gelada (não "gelada", mas quase congelada). Como esse equipamento exige um ponto de força, e não havia um disponível na arena, foi usado um compressor portátil com bateria recarregável, e colocado gelo para manter a temperatura baixa.

A idéia é que, após a prova, os corredores façam uma imersão na banheira para se recuperarem do esforço e prevenirem lesões. E numa prova como a de ontem, qualquer ajuda seriam bem vinda.

Mas, vamos aos fatos: esse tratamento funciona mesmo? Ou é só mais uma novidade?

Quando terminamos uma Meia, as pernas estão doloridas, cansadas, pesadas, e no dia seguinte, a parte posterior da coxa incomoda. Isso sem contar as características de cada um, como dores na panturrilha, quadríceps, cãibra, etc.

Gelada é pouco para descrever a temperatura. Pra dar uma idéia, os pés doíam quando colocados dentro da água. Já as pernas, depois do susto, acomodaram bem.

Mas, vamos lá: ao sair da banheira, mal sentimos as pernas (e eu não passei os 5 min. recomendados), e, consequentemente, nada de dor. Isso de prolonga ao longo do dia: a fadiga típica depois de uma prova dessa, não incomoda. Eu dormi como faço sempre após correr essa distância, mas as pernas não me incomodaram.

No dia seguinte, as dores na parte posterior da coxa, até os glúteos incomodam, e não senti um incômodo sequer. Vamos ver amanhã, quando completam as 48 horas fatídicas..rsrs.

Aliás, os elogios dos feitos benéficos foram recorrentes entre o pessoal do grupo que deu o feed-back. Ninguém achou o efeito inócuo. 

Lembra daqueles tonéis cheios de água com gelo que os atletas entram? Esse é o conceito, só que com um equipamento mais adequado, mais moderno. 

So o objetivo é atenuar as dores e prevenir outras nos dias seguintes, a meta foi cumprida. 

Só nós tivemos esse equipamento em toda a arena, entre todas as assessorais presentes. 

É um equipamento importado, que a Authentic usou por uma parceria com o importador, para testar e divulgar. Espero, que a dela chegue logo para alegria e saúde de todos.





Longe de ser uma moda, entre todos os que experimentaram, os benefícios foram positivos e unânimes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário