Total de visualizações de página

domingo, 24 de agosto de 2014

2a Maratona Caixa da Bahia. E o Que É Uma Maratona

Décadas de inatividade e, eventualmente eu passava por alguma prova aqui em Salvador vendo os corredores sem entender o que ou porque corriam. Num sol brabo, sair correndo me parecia meio ilógico. Simplesmente não via sentido naquilo.

O tempo passou, conceitos mudam, sua vida muda, VOCÊ muda. Aí começo a correr, no grupo um monte de gente que corria Meia Maratona, e eu nem 3K. Ouvia o pessoal conversar sobre as provas, chegava em casa e pensava: "Tá louco, correr 21k? Só enlouquecendo". E o resultado, é que já estou na 6a Meia (2 esse ano). Até o fim de 2014, mais umas 2, totalizando 4 em um só ano.

E é dose, porque as cosias vão acontecendo, você as vê passando e vai entendendo o real sentido das coisas.

Hoje foi realizada em Salvador, a 2a Maratona Caixa da Bahia. Além de 42.195m (para lembrar quanto se corre numa prova dessa), teve 5 e 10K. 

Como estou cheio dos mesmos percursos, evito fazer essas provas óbvias. Mas como faltei ao treino de ontem, fui hoje cumprir a planilha, aproveitar a estrutura e ver os amigos do grupo que iam participar da Maratona.

Foram 4: Ciro, Thaigo, Cláudia e Ademilson. Tenho uma filosofia: quem corre uma Maratona, pra mim, é guerreiro. Não precisa nem perguntar o tempo (e, ah, todos fazem ou fizeram sub-4h) , correu, é diferente e pronto.


    Ciro, Ademilson, Cláudia e Thiago


Não esperava ficar, mas como a Maratona largou 07:00, e o pessoal de 5 e 10K 07:30, e terminamos cerca de 08:30 (não largamos na linha de frente), chegando na barraca, faltavam umas 2 horas para nossos amigos chegarem.

E aí, nessas 2 horas, eu comecei a entender, um pouco que seja, o que é correr uma Maratona. 

Primeiro, vimos o pessoal passar voltando da Barra sentido Itapoan. Já eram 26K. Nesse momento você observa pessoas que fizeram pouco mais que uma Meia. Mas dizer isso, é simplório. A estratégia contida nesses 26K são cruciais para que a prova transcorra bem.

Ainda tem o muro (30K), as dores que virão, o pace sob controle, a vontade de acelerar mas que a prudência manda rever, entre tantas outras coisas.

E você vê que são pessoas normais, nenhum super homem, nenhum atleta de outro mundo, muitos, sim, com barriga, que se você encontra no shopping não imagina que faça uma prova dessa - como quem vê cara, visse desempenho...rsrs.

Mas o negócio é mais embaixo. 

10:20 (03:20 após a largada) estávamos no corredor de chegada (o mesmo onde eu havia chegado do meu treino de 10K horas ates). E vi corredores chegando das mais diversas formas: muito bem, dando aquele sprint final, com cara de dor, tortos, chorando, pegando na mão dos filhos e indo até a chegada... vi de tudo - ou quase tudo.

O sol a pino (olha como fiquei por ter ficado até mais tarde, sob o sol e um sol forte):



Falar de um percurso de 41.194m é pouco perto do que é uma preparação para tal. 

Treinos de 21, 28, 30, 34, 36K. Privação do convívio com amigos e família, dieta sem margem para escorregões, pouco álcool, na semana pré-prova, zero. E isso para passar cerca de 03:30 a 4 horas correndo, alguns momentos sem ninguém perto, se questionando o motivo de ter entrado naquela "roubada". É, de fato, uma coisa ilógica.

Não se faz uma Maratona para perder peso, para melhorar a saúde, para "secar". Isso se consegue correndo muito menos, mas de forma disciplinada. Uma Maratona é para quem pode, não para quem apenas "quer". Embora, muito se deva a QUERER. Porque, para PODER fazer uma, tem que querer muito.

Brincamos dizendo que uma Maratona é meio expediente de trabalho...correndo. Estava com Alan, que fez sua 1a Maratona há pouco. E ele ia me falando do que sentiu, como foram os Km da prova dele, e realmente é uma experiência impressionante.

É muito esforço, muita renúncia, muito tempo na pista, muito sofrimento. E muita emoção lá no final, um momento só seu.

E esse momento merece ser aproveitado. Quem fez, merece.

E hoje tivemos mais um pódio: Cláudia cravou 3o lugar geral feminino. Mais uma conquista, mais uma vitória.


 Clúadia e Ulisses






Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Roberto,

    Muito interessante a narrativa, irretocável. Parabéns aos guerreiros por mais uma Maratona no currículo. Ultra abraço,

    Dionísio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Sinay!! Como sempre, escreveu como um CORREDOR DE VERDADE!! Brigado pelo apoio seu e de Lore! Abraços, amigão!

    ResponderExcluir