Total de visualizações de página

domingo, 15 de junho de 2014

Recovery Drinks: Descubra a Importância

O pessoal no grupo brinca comigo que adoro uma novidade, seja de suplementação, seja tecnológica. Não uso por usar, testo, pesquiso e uso aquilo que avalio agregar a atividade.

Como sigo um programa nutricional, sachês de carbo e outras coisas que normalmente são usadas, eu passo. Mas, o importante, é cada um buscar e encontrar seu equilíbrio ideal. 

Nenhum suplemento sozinho transforma você em um super-homem, mas alguns, de modo geral, são necessários para atividades longas e intensas. Busque o seu.

Artigo da The Finisher (http://www.suacorrida.com.br/nutricao-finisher/recovery-drinks-descubra-a-importancia/).



RECOVERY DRINKS: DESCUBRA A IMPORTÂNCIA

Entenda como e em que momento você deve apostar na tecnologia da nutrição esportiva pós-exercício



Fadiga muscular, perda de força e dificuldade de completar treinos são alguns dos sinais que alertam: é importante consumir nutrientes que acelerem o processo de recuperação dos músculos. É nesse cenário que as bebidas de recuperação (ou recovery drinks) atuam.
Para entender, é preciso um pouco de fisiologia: as fibras musculares são compostas por proteínas. O tamanho e a força da musculatura dependem da síntese desse macronutriente que, por sua vez, perde quantidade e volume durante a prática esportiva. Essa relação de ganho e perda também é influenciada pelo glicogênio, substância construída à base de moléculas de glicose e que dá energia ao músculo. A glicose só é transformada em glicogênio e absorvida pelo músculo por causa do hormônio da insulina (responsável, entre outras funções, pelo transporte da glicose da corrente sanguínea para as células). Por fim, o carboidrato, fonte de glicose, reduz os níveis de cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, liberado pelo organismo durante a prática esportiva em que diminui a concentração de proteínas na musculatura.
A fisiologista norte-americana e acadêmica do American College of Sports Medicine Jessica Seaton contextualiza: “Estudos mostraram que ingerir carboidratos, proteínas e aminoácidos até duas horas depois de praticar uma atividade física de alta intensidade melhora drasticamente o tempo de recuperação”.
Líquidos saem na frente
“As bebidas têm a vantagem de repor os nutrientes e líquidos perdidos com mais eficiência e facilidade em relação aos sólidos ou géis, e as com alto índice glicêmico são boa opção”, explica a nutricionista esportiva do Grupo Pão de Açúcar, Livia Hasegawa.
Invista no achocolatado
Três estudos divulgados pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition entre 2006 e 2009 revelaram que a mistura de chocolate e leite é tão eficaz na recuperação pós-exercício quanto outras bebidas regulares que contenham altos níveis de carboidratos e eletrólitos. “O tempo de recuperação entre um exercício e outro é bastante significativo, se ingerido nas primeiras quatro horas. Mas, se o intervalo for maior do que oito horas, o leite com chocolate pode não ter o mesmo efeito”, explica Garcia.
Faça as contas!
A fisiologista Jessica Seaton explica que, para a bebida de recuperação fazer o efeito esperado, deve ser composta por duas vezes ou mais carboidratos do que proteínas. Para exemplificar, ensina a regra de três: “Considere o peso do corredor e adicione as medidas de proteínas e carboidratos. Multiplique esse numerador por 0,8 para carboidratos e 0,4 para proteínas, assim: 70 kg x 0,8 g/kg = 56 g de carboidrato. E 70 kg x 0,4 g/kg = 28 g de proteína”.
O dia a dia influencia

É importante ressaltar que, em muitos casos, uma alimentação adequada supre toda necessidade nutricional do organismo antes ou depois do esporte. “Apoio tudo que tiver comprovação científica de melhora e que seja lícito, mas o corredor deve ter consciência de se alimentar corretamente antes de pensar em suplementação. Em casos de correta orientação nutricional e desgaste com exercício de alta intensidade, o recovery drink pode facilitar a recuperação e melhorar o desempenho de maneira rápida e prática”, orienta o treinador credenciado pela IAAF e titular da assessoria esportiva que leva o nome dele: Nelson Evêncio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário