Total de visualizações de página

domingo, 29 de dezembro de 2013

Uma Boa Resolução Para o Ano Novo

No último Post de 2012, coloquei um vídeo muito bom, e, num dado momento, o autor dizia: "vamos fazer com que todos os dias sejam segunda feira. Então cada dia será um recomeço para estarmos sempre iniciando um projeto, sem nunca interrompê-lo".

E faz sentido, psicologicamente falando.

Estava vendo minhas primeiras planilhas, e como crescimento foi absurdo. De andar 240m e correr 200m, para correr 21K um1 ano depois.

Do que usava para correr (bermuda e tênis Nike Airmax, para Saucony, Polar, bermuda de compressão) e suplementos, alimentação, etc.

E fui investindo aos poucos, pois nem sabia se ia continuar correndo.

Tudo é uma questão de disciplina e determinação. Só. E, para chegar lá, é fundamental traçar uma meta. Qualquer uma: emagrecer, ser mais saudável (acontece de dentro para fora), ficar mais bonito, mais definido, correr uma Maratona... Enfim, ter algo que nos faça seguir em frente todos os dias.

Então, tente fazer o seguinte: comece quinta (02/01), a andar 15 minutos por dia (imaginando que você está no marco zero, se não, ande 30 minutos).

Faça isso 1 semana, escolha lugares que lhe toquem, pode ser no seu condomínio, na praia, na fazenda, onde lhe parecer agradável.

Ande 300m, corra bem de leve 200m. Repita 4 a 6X (até aguentar bem). Uma vez por semana, ande 3 min., corra 3 min. Faça isso 6X.

Embora um acompanhamento seja importante, para não criar uma "dificuldade" a mais, faça desta forma até conseguir correr 10, depois 15 min. direto.

Só prometa fazer um check up antes (pressão, um teste de esforço, etc.). Procure um cínico ou cardiologista, tá?

Quando você estiver correndo 15 minutos, estabeleça uma meta de fazer uma prova de 5K. E treine para isso. 4X por semana são o ideal para começar. Tá, se não puder, faça 3X, mas não menos, ok?

Fazendo isso, ajude a si mesmo: corte fritura, gordura, e comidas pesadas (feijoada, cozido, etc.). Suspenda álcool por 30 dias (libere no final de semana, mas dê preferência a vinho, roska, se possível). Se doce for fundamental, deixe a sobremesa para o fim de semana, e tome café com adoçante (acredite, estão muito melhores, você quase não nota a diferença) após as refeições.

Eu levei 3 meses para correr 3K, e 4 meses e meio para correr 5K. Saindo do -1...rs.

E fiz exatamente isso que descrevi acima. Comecei em junho. Em dezembro, havia perdido 14 Kg. Vestia calça 48. Terminei o ano vestindo 44 (hoje, 40).

Mas, o mais importante, não foi o que perdi, foi o que eu estabeleci para mim, e a motivação que busquei pra ir todos os dias ao treino, não desistir, e, a cada etapa atingida,  traçar uma nova meta.

Porque, emagrecer é fácil, fácil, todo mundo sabe como fazer (quer saber? siga o que está escrito acima). O difícil, é a pessoa entender que precisa abrir mão de algumas coisas para chegar lá. O problema reside todo aí. Não existe botão mágico.

Quando a pessoa faz uma atividade que gosta, e tem um objetivo bem definido, todo o resto conspira a favor.

Foi assim que, 6 meses depois, correndo apenas 6,5K, me inscrevi na primeira Meia, 1 semestre na frente. E fiz. E dois meses depois, outra.

Comece. Siga em frente. Realize. Colha os resultados. Fique orgulhoso deles. Sinta-se melhor. Faça 4 Meias por ano. Depois uma Meia. Uma Ultra. E depois conte como foi.

Idade não é barreira, conheço pessoas de mais de 65 anos que fazem Maratona, Ultra, até. O limite está onde sua mente parar de ousar. 



FELIZ 2014!!!!!!!!!!!!!!!



Coment·rios
1 Coment·rios

1 comentários: