Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ultramaratona: O Que Faz Uma Pessoa Querer Realizá-la

Quem dos leitores aqui corre? Quem já fez uma Meia? E uma Maratona? 

Uma Ultra.... alguém? Quem? Tá, e quem já conheceu, treinou ou fez uma prova com um maluco desses?

É... correr 10K num "bad day" pode ser um inferno. Uma Meia sem estar bem condicionado e num dia quente, um purgatório.

Uma Maratona, amigo, não se faz "nas coxas". O que dizer de uma Ultra?

No Facebook tenho vários adicionados, alguns de Salvador mesmo. Ironman, até. Mas nenhum que conheça ou tenha uma relação mais próxima.

Na Authentic Run, uma amiga nossa, Priscila, tinha um namorado (na época, hoje são noivos), que corria maratonas. Se corria várias, não me lembro, mas treinava como um maratonista. E, apesar de morar em BSB (Brasília, para quem não tem o hábito de ler as etiquetas de bagagem), vem com alguma frequência para Salvador (pelo menos vinha, antes passar de namorado para noivo...).

E, estando aqui, ia treinar com ela, e por tabela, conosco. Óbvio, que, ele lá looonge, e nós aqui.

Um dia ele resolveu que ia fazer uma Ultra. E escolheu a Comrades (89K). E os treinos foram ficando mais pesados. E você percebe que do seu lado, tem uma pessoa que vai correr 89K, mas que, se sentar no bar e pedir uma cerveja, nada o difere dos demais.

Mas que, no treino, antes de decidir fazer a Comrades, enquanto eu fazia 10K, ele havia corrido 21 ou 25. No meu longão de 16K, ele tinha que fazer 36K. 

Próximo a prova, 32K era um treino comum. Fazia 50K (dói só de pensar), dividia com um parceiro os 150K da Volta à Ilha. 

Mas o ponto é o seguinte: uma pessoa comum, como tantos de nós. O que nos leva a uma questão: está um desafio desses ao alcance de nós? Perfeitamente realizável? Com treinamento e planejamento?

Penso que sim, mas NÃO SÓ.

Falta um único e singelo detalhe. Você pode ter tudo isso à sua disposição, mas só vai ter sucesso de fato, se tiver VONTADE de realizar. E tem que ser uma vontade sincera.

Quantas vezes, num treino rotineiro, bate aquele desânimo? Ou nos perguntamos o que estamos fazendo ali? Não dá pra se fazer essa pergunta treinando 50K, ou no meio de uma prova de 89K.

Ainda acredito que, com o corpo bem preparado - que já exige vontade para tal, 50% de um desafio desse, é cabeça. Cabeça anestesia, empurra pra frente, faz a diferença.

Quando treinava para minha 1a Meia em Floripa, eu queria MUITO fazer a prova, era minha "ultra". Depois, me perguntei o que me levaria adiante, uma vez que tinha realizado meu desejo e não pretendia fazer uma Maratona. E a sensação é estranha, ruim, antagônica.

E isso não pode passar pela cabeça de um ultramaratonista.

Treinemos nossas mentes, pois o corpo já estamos acostumados a cuidá-lo.

E parabéns a Marcelo pelo mega desafio superado esse fim de semana.






Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Eu Roberto eu corro Ultras vc já sabe né...hehehe...Então vc tá pensando entrar para esse mundo maravilhoso das longas distäncias...Muito bom amigo...Seja bem vindo!!!

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs.........ainda, não, amigo, ainda não......

      Excluir