Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de junho de 2013

O Tempo Passa, o Tempo Voa . . .

Junho de 2011. Procurei uma assessoria de corrida. Nós, e um outro casal estávamos procurando mudar nossos hábitos. A irmã de Andréa havia corrido num grupo que ela achava ser a Authentic Run. Fomos conversar. Fizemos a avaliação e começamos.

Depois, descobrimos que a irmã dela havia corrido em outra assessoria, mas quis o destino que encontrássemos a Authentic.

2 anos se passaram. 2 longos ou rápidos anos.

Estava olhando o celular de Lorena quando encontrei isso:




Um dos nossos primeiros programas (claro que não é a planilha, Lorena salvou no celular para saber o que ia fazer no dia): 4 minutos de caminhada e 2 de trote. Repetindo 6 vezes.

Oh, God! Eu nem sabia trotar. Ficava em dúvida se era para andar muito rápido, ou correr beeeeeemmmm devagar. E, olha, correr 2 minutos era um suplício. Eu não sabia pra onde ir, como respirar, olhava pro céu e pensava: "O que é que eu estou fazendo aqui?".

Comprei shorts compridos, tênis que não serviam para correr (paguei esse mico), corria sem frequencímetro, um horror.

Eu terminava morto, depois de um treino desse. Caramba! Ouvia o pessoal conversar sobre um treino de 10K e pensava: "Deus é mais!". Sobre uma Meia? "NUNCA que vou chegar lá, JAMAIS".

Quando recebi minha planilha que indicava que faria 3K no final do mês, e consegui atingir na metade dele, Ulisses disse: "Foi? Então preciso calibrar mais na próxima. A propósito, vou inscrever você na Adidas, 5K, você corre o que conseguir". "Dancei". Minha 1a prova aconteceu assim.

8 pares de tênis depois, 2 MP3, 2 frequencímetros, incontáveis blusas e bermudas de compressão, planilhas e mais planilhas, suplementos, dieta, 2 Meias, 1 10 milhas, várias 5  e 10K. 

5K em 45 min. para 5K em 30:46. 10K em 01:11, para 01:03.

Cachorros correndo atrás, pés torcidos, lesões musculares, costas castigando, medo de não  conseguir fazer uma prova por causa de alguma lesão que não melhorava, pavor de treinar e machucar antes de uma prova. Medo de falhar. Medo de ter medo.

Maluco de rua esbarrando em Lorena, que atingiu 17Km/hora por 300 metros, de medo, e lesionou o músculo. Corrida sob sol escaldante, corrida sob chuva pesada, dessas de tirar os óculos de sol para poder enxergar o chão.

Um longão de 16K antes da 1a Meia com um vento tão forte que Alvinho, um dos instrutores, me disse: "Hoje não dá pra armar a barraca, não. Da última vez que armamos assim, a barraca foi parar na praia".

Esses mesmos 16K que fiz pulando poças e acabei com o psoas.

Musculação para evitar lesão. Musculação para ganhar massa e definição.

Os treinos que comecei forte, porque estava bem e descansado, e quebrei em seguida (iiihh, vários).

A primeira corrida entre as 2 praças que usamos para treinar.

13,5 Kg a menos, e outros tantos índices melhorados.

Saber o que é pace, e fazer a conta para Km/h.

E nesse breve, porém tão longo período, tantas pessoas legais comungando os mesmos interesses, objetivos e medos. E tantas vitórias. Tantas conquistas. Tantas risadas.

Tanta gente ajudando, apoiando. E a gente aprendendo a ser humilde, respeitar o outro como um dia (e até hoje) nos respeitaram. 

E pelas pessoas incríveis da Authentic Run que, mais que profissionais, tem uma preocupação enorme com cada um de nós: Ulisses, Flávio, Pedro, Alvinho e Manoel. Tenho  a certeza de o destino nos levou a um dos melhores grupos da Bahia.

Tanta coisa realizada em tão pouco tempo, tanto a fazer. Muito que aprendemos, para descobrir que sabemos quase nada. Uma arrogância ingênua, para descobrir que tudo é tão relativo.


Vai uma planilha aí? rsrsrs.





Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Roberto,
    Muito legal seu post. Depois de um tempo é legal fazer estes comparativos. A gente saí satisfeito e dá um "plus" para seguir nos treinos. Parabéns pelas conquistas e foram muitas...
    abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Helena!

      Vamos em frente, sempre!

      Roberto

      Excluir