Total de visualizações de página

domingo, 27 de janeiro de 2013

Musculação Para Corredores

Para quema ainda não dá importância a musculação para a corrida.

Revista O2.




Dica do especialista: Musculação para corredores

Em médio prazo, diversos benefícios poderão ser observados, tanto no desempenho, quanto na prevenção de lesões

 
Professor Cauê explica os benefícios da atividades para os corredores - Foto: Shutterstock
 


A prática da musculação por corredores é um assunto bastante polêmico. Ainda hoje, muitos praticantes da corrida apresentam certa rejeição, amparados em mitos, como o de que “a musculação deixa o corpo pesado” ou “a musculação deixa travado”.
De fato, uma pessoa que nunca fez musculação sentirá um leve desconforto após os primeiros treinos, podendo até ter uma percepção de diminuição da mobilidade. Todavia, essa sensação é temporária e os desconfortos iniciais tendem a diminuir com a continuidade dos treinamentos. Em médio prazo, diversos benefícios poderão ser observados, tanto no desempenho, quanto na prevenção de lesões.
Essas informações vêm contribuindo para um melhor entendimento acerca do tema e, vagarosamente, o número de corredores que aderem à musculação vem crescendo.
Ainda assim, o foco principal do programa de treinamento de musculação para esse público é a resistência muscular..
Contrariando o senso comum, evidências científicas recentes têm demonstrado que a musculação é mais efetiva para os corredores quando realizada com altas cargas (força máxima) ou altas velocidades (força rápida).
Esse tipo de treinamento, quando complementar a corrida, proporciona adaptações neuromusculares que contribuem para uma melhora na perfomance do atleta, ou seja, o corredor passa a gastar menos energia para desempenhar a mesma velocidade.
É sempre bom lembrar que a ênfase sobre a resistência muscular no treinamento de musculação pode conduzir ao overtraining (excesso de treinamento), já que os corredores treinam exaustivamente essa capacidade física.
Resumindo: a musculação pode ser benéfica aos corredores, principalmente, se enfatizadas as forças máxima e rápida. Entretanto, ela deve ser explorada como atividade complementar ao treinamento específico de corrida. Para um melhor aproveitamento das atividades, aconselha-se, sempre, o acompanhamento de um profissional de Educação Física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário