Total de visualizações de página

domingo, 27 de janeiro de 2013

Invista nos Antioxidantes

Para os corredores de plantão. As mulheres se preocupam mais com a ação dos radicais livres.

Revista The Finisher.



Invista nos antioxidantes
A corrida estimula a produção de radicais livres, que precisam ser neutralizados para que sua saúde não seja prejudicada
texto Patrícia Bertolucci**








A corrida, assim como qualquer outra atividade física praticada de forma intensa, induz à maior formação de radicais livres, que acabam interferindo no rendimento esportivo e na saúde se não houver um consumo adequado de antioxidantes na dieta. O aumento de radicais livres no organismo pode danificar as células, prejudicar a produção de energia e provocar inflamações e dores musculares. Além disso, seu efeito cumulativo está relacionado também ao aparecimento de doenças, como artrite, Alzheimer, aterosclerose e diabetes. Para melhorar o equilíbrio entre a produção de radicais livres e antioxidantes, é fundamental ter um cardápio repleto de vitaminas, minerais e fitoquímicos.

1) Procure consumir alimentos ricos em cobre, como cacau em pó, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha e nozes; fontes de zinco, como peixes, aves, cereais integrais e feijões e com boas doses de selênio, como cereais, pescados, ovos e castanha-do-pará.

2) Também é importante aumentar a ingestão de vitaminas A, C e E. A primeira é encontrada na cenoura, abóbora, batata-doce, damasco seco, brócolis e mamão. A vitamina C, na acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomate), vegetais folhosos crus e morango. Já a vitamina E está presente em amêndoas, nozes, castanha-do-pará, abacate, gema de ovo, vegetais folhosos, açaí e gérmen de trigo.

3) Inclua ômega-3 na dieta (linhaça, salmão, arenque, sardinha e castanhas), pois, além de atuar como antioxidante, também promove a comunicação entre as células nervosas, o que melhora a habilidade motora, aumenta a velocidade de reação, a concentração e a motivação.

4) Aposte em alimentos ricos em flavonóides, como uva, açaí, amora, framboesa, frutas cítricas, brócolis, repolho e chá verde, que também auxiliam na diminuição do estresse oxidativo.

5) Vale lembrar que é importante manter sempre uma alimentação variada e equilibrada, rica em produtos naturais. Faça um rodízio entre os alimentos e procure consumir uma maior diversidade de nutrientes para, assim, melhorar seu desempenho durante a corrida.


**Patrícia Bertolucci é nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás. Atuou junto à comissão técnica do São Paulo Futebol Clube e da seleção brasileira de futebol. Atualmente, é praticante de triathlon e integra a equipe da Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário