Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Chia: A Semente da Hora

E aí? Já experimentaram?

Revista O2.


Chia: a semente da hora

Rica em ômega 3 e fibras, a chia é o novo fenômeno de consumo entre os corredores

 
Alimento é rico em carboidratos de baixo é médio índice glicêmico - Foto: Shutterstock



De tempos em tempos, o cardápio do corredor é incrementado por um grão natural que promete milagres, que todos experimentamos e que marca época. A soja é um bom exemplo. A linhaça, outro. Recentemente, foi a vez da quinoa. Pois bem, os nutricionistas acabam de produzir outro desses fenômenos, a chia, uma semente rica em fibras e em ômega-3 capaz de exterminar a gordura do abdômen e combater a in­flamação das células. Pode parecer mais um modismo, mas a sementinha de um tipo de erva parecido com a sálvia já era consumida pelos maias e astecas desde 2600 a.C. O motivo, pra lá de justo, era turbinar a resistência física, dar energia e força necessárias para enfrentar as condições extremas de calor e escassez de água e comida.
Dos astecas para os dias de hoje, o grão presta um excelente serviço à saúde dos atletas ao eliminar a oxidação produzida pelos radicais livres. Além disso, esconde outros grandes trunfos, como prevenir inflamações, moderar a gula (por ter muita fibra, produz uma sensação de saciedade), proteger a flora intestinal, melhorar a absorção de nutrientes e reduzir o tempo de recuperação das lesões.
Blindagem
Não é novidade que corredores sofrem um processo inflamatório natural, uma resposta do corpo ao esforço físico repetitivo. “Dentro do organismo, acontecem milhares de reações metabólicas e delas sempre sobram ‘restos’, os radicais livres, que, dependendo da quantidade em que estão concentrados, danificam as células, provocam envelhecimento precoce e até doenças como o câncer”, explica Mariana Klopfer, nutricionista da Nutricius, de São Paulo. Daí a importância do consumo diário da chia, que além de atuar contra os radicais livres, ainda cria uma blindagem do sistema imunológico.
Gordura fora do caminho
Apesar de as pesquisas que relacionam a chia à perda de peso não serem conclusivas, o ômega-3, no qual ela é rica, é capaz de regular o apetite. Além disso, um estudo da universidade australiana de Queensland provou que o grão melhora a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose, reduzindo a gordura que fica entre os órgãos. “Além de ter reserva de energia, o que beneficia o atleta, a chia impede o hiperinsulinismo, que é a alta desse hormônio no sangue”, defende José Lara Neto, nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Muita fibra e pouca fome
Quase metade da semente é formada por fibras dietéticas, entre insolúveis (36%) e solúveis (5%). As primeiras, depois de ingeridas e em contato com a água, simplesmente incham, absorvendo até 12 vezes seu peso em líquido, o que ajuda a organizar o trânsito intestinal. Já as fibras solúveis interagem com a água, formando uma espécie de gel no estômago e intestino, o que faz com que o esvaziamento gástrico seja mais lento, e a saciedade, prolongada.
Até a absorção de açúcares e gorduras, como o colesterol, sofre uma redução, já que parte dessas substâncias é excretada junto com as fibras. Mas, para que tudo isso funcione, não deixe de abastecer sua garrafa de água. “Intestino solto pode ser sinal de que os nutrientes não estão sendo digeridos e absorvidos de forma correta pelo corpo”, avisa Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.
“Por outro lado, o intestino preso faz com que as fezes e substâncias tóxicas fiquem mais tempo em contato com a parede intestinal. Isso tudo faz com o que atleta se sinta mal e prejudique a sua performance”, alerta a nutricionista.
Recuperação + Resistência
Outra qualidade da chia está em seu perfil nutricional: tem de 19% a 23% de proteína (quase o dobro da quinoa) e 18 dos 22 aminoácidos. Incluir o grão na dieta, portanto, colabora na recuperação das fibras musculares e na reposição de glicogênio (reserva energética) no pós-exercício. Enfim, motivos não faltam para você conhecer a chia. Só não espere um algo excepcional de sabor, porque gosto mesmo ela não tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário