Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sabe o Que é Um Macrociclo?

Mais uma pro dicionário do corredor. Revista The Finisher.





Sabe o que é um macrociclo?
Veja como planejar seu treinamento para estar no auge no dia da prova-alvo
Mariana Gianjoppe






O planejamento é fundamental para atingir os objetivos na corrida. Se você já escolheu uma prova como seu próximo desafio, uma boa estratégia é programar seus treinos a partir de um macrociclo.
O treinador Daniel Teodoro, da assessoria mineira Teo Esportes, explica: “Macrociclo é o período total de treinamento para uma competição-alvo. Ele tem início no primeiro dia de treino e geralmente termina depois de uma ou duas semanas da prova. É com base nele que estabelecemos as diretrizes de planejamento dos treinos, com a finalidade de cumprir uma meta específica”.

Com o macrociclo definido, é possível partir para a periodização, “que é justamente dividir esse grande período em ciclos menores, para conduzir o atleta ao pico de seu desempenho no dia da prova principal”, explica o treinador.

O macrociclo costuma ser desmembrado em quatro mesociclos:

Período de base - voltado ao condicionamento geral. São trabalhados estímulos variados (treinos contínuos, fartleks, intervalados).

Período específico - são trabalhados estímulos específicos para o corredor, de acordo com a prova ou o tempo que deseja alcançar. Se for um atleta que, por exemplo, tem como foco a maratona, são priorizados os treinos de volumes maiores.

Período competitivo - é a fase final de preparação para alcançar determinada marca ou distância. Deve-se diminuir volume e intensidade, preservando o corredor para a competição-alvo.

Período de transição – é a fase de recuperação após a competição-alvo. O corredor deve realizar atividades diferentes da corrida, como bike, natação ou trotes leves.

A duração de cada período depende do nível do corredor e de quantas semanas ele tem disponível até a competição. Para um macrociclo de 16 semanas, Daniel sugere a seguinte divisão:

# Período de base: 7 semanas
# Período específico: 5 semanas
# Período competitivo: 2 semanas
# Período de transição: 2 semanas




Nenhum comentário:

Postar um comentário