Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Musculação Para Emagrecer? Não, Vá Correr

Não é bem uma novidade, mas ajuda a orientar. Revista O2.



Musculação para emagrecer? Não, vá correr

Pesquisa norte-americana sugere que treinos aeróbicos são mais eficazes


Se você está pensando em perder peso e seu próximo passo é entrar em uma academia para a prática da musculação, pense bem. Uma pesquisa realizada na Universidade Duke, nos Estados Unidos, avaliou 119 pessoas e concluiu que os exercícios aeróbicos são o melhor jeito para eliminar as indesejáveis gorduras.
O estudo comparou três tipos de treino: o primeiro incluía apenas os exercícios aeróbicos (19 km de caminhada ou corrida por semana); o segundo, atividades de resistência (musculação três vezes por semana) e, o terceiro, uma combinação dos dois primeiros treinos.
Os resultados foram apresentados na edição de dezembro do Journal of Applied Physiology e mostram que tanto os participantes do treino aeróbico como o do combinado apresentaram uma redução de peso. Enquanto isso, as pessoas que realizaram apenas exercícios de musculação ganharam alguns quilos a mais na balança.
Os treinos que foram eficazes na perda de peso e na diminuição da circunferência abdominal tiveram resultados semelhantes. No entanto, o treino combinado exigiu o dobro do tempo, levando os pesquisadores a seguinte conclusão: os treinos aeróbicos são os mais eficientes quando o objetivo é emagrecer.
O estudo, porém, faz uma ressalva e afirma que a intenção era apenas mostrar qual atividade é mais eficaz para se perder peso e não fazer com que as pessoas deixem de praticar qualquer outro exercício. Ele lembra ainda que “nenhum tipo de exercício resolve todos os problemas de saúde” e que cada pessoa deve procurar um médico para identificar suas reais necessidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário