Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Correr Pode Te Deixar Mais Bonito

E aí? Concordam? rsrsrs

Revista O2.



Correr pode te deixar mais bonito
Nove dicas podem ajudar quem corre e incentivar os que ainda não testaram o fôlego


Quando o corpo é posto em movimento, centenas de processos químicos, invisíveis a olho nu, acontecem nas células de nosso organismo. Disso você já sabe, difícil é visualizar o que esse papo de cientista tem a ver com seu padrão de beleza. Um time de experts revela o que está por trás de um rosto ou corpo bonitos. São nove passos para aumentar a sua autoestima. 
1 - Vença o estresse que boicota sua pele
Fica estampado na cara quando o estresse atrapalha nossos dias. A pele é o primeiro órgão a denunciar que o  corpo está em estado de alerta, e o organismo faz um baita esforço para se adaptar a essas condições que contrariam seu equilíbrio. Desencadeia, por exemplo, a liberação de neurotransmissores que interferem na fabricação de hormônios inflamatórios, que abalam as defesas do corpo. Com isso, a pele fica à mercê de alergias e outras encrencas para as quais a pessoa já tenha propensão genética. Mas, em vez de correr até a primeira farmácia, acelere o passo no seu treinamento.
A utilização do oxigênio nas modalidades aeróbicas como a corrida favorece a nutrição da pele. “Durante o exercício, ocorre a vascularização dos músculos e o aumento da quantidade de sangue que chega até eles, além do aumento da oxigenação, que também faz parte do metabolismo da pele, favorecendo um aspecto mais saudável”, detalha Gabriela Casabona, dermatologista membro da American Academy of Dermatology.
2 – Ultrapasse os radicais livres antiestéticos
“A corrida em nível moderado ativa mecanismos celulares para uma menor produção de ‘lixo orgânico’, como são chamados os radicais livres”, explica Cláudia Cozer, doutora em endocrinologia e diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).
Vale dizer que, desde o nascimento, todos sofrem estresse oxidativo, que está relacionado à formação desses dejetos do corpo. Por volta dos 30 anos, perde-se a capacidade total de
lutar contra essas moléculas reativas e reparar seus danos. E é justamente com a atividade física que você retarda esses processos  degenerativos e preserva, por exemplo, seu estoque de colágeno — proteína essencial para sustentação e firmeza da pele. Tem mais: a atividade física estimula a produção de determinados hormônios do crescimento, como os que agem na pele e cabelo, favorecendo a renovação da derme e o nascimento de células joviais. Sem contar que a corrida dá um “up” no sistema linfático, ajudando a eliminar toxinas que se instalam no organismo. Se o tal sistema estiver congestionado, os processos anteriores travam também, gerando acúmulo de radicais livres.
3 – Drible a ansiedade inimiga dos cabelos
A ansiedade causa a liberação excessiva de adrenalina, além do sebo em exagero pelas glândulas sebáceas. O couro cabeludo, então, passa a ter maior produção de substâncias inflamatórias, tornando-se sensível e irritável. Oleosidade da raiz, propensão à queda dos fios e quadros crônicos de caspa e seborreia são os alertas dessa turbulência. A corrida, mais uma vez, entra como importante coadjuvante na prevenção. A modalidade é um veículo eficiente na promoção de bem-estar psicológico. Ao traçar  objetivos realistas para o treino, os praticantes passam a ser mais conscientes de suas limitações e a ter condições de potencializar suas qualidades, minimizando as frustrações. “O mais interessante é que essas pessoas, com altos níveis de exigência, transportam as vivências do esporte para situações do cotidiano”, diz Flávio Dezan, educador físico especialista em psicologia do esporte e mestrando pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
4 – Fortaleça sua batalha contra a balança
Por ser uma atividade aeróbica, a corrida é tiro e queda na queima da gordura corporal, uma vez que consome os depósitos gordurosos para obter a energia necessária para a atividade. Mas não é só. “Como exercício, ocorre a liberação de endorfinas que modulam o centro de satisfação e outros neurotransmissores que contribuem para a sensação de prazer e saciedade”, afirma a diretora da Abeso. Além do mais, por meio de mecanismos bioquímicos ainda não totalmente esclarecidos, ocorre uma diminuição seletiva do consumo de comida gordurosa.
Traduzindo, o praticante desenvolve uma preferência  por alimentos mais proteicos e restauradores musculares, ainda que não seja excluída a vontade por carboidratos. Isso porque para que a gordura corporal seja detonada — e não sua massa magra — é essencial consumir carboidrato para garantir substrato energético (combustível) para a corrida.
Assim, evita-se que o  metabolismo retire energia das proteínas musculares.
5 – Acelere a conquista de um corpo definido
Todos sabem, a corrida é boa indicação para quem deseja melhorar a composição corporal, já que permite readequar a distribuição de gordura x músculos. “A atividade permite desenvolver o corpo como um todo: mantém o equilíbrio, favorece a dinâmica do movimento e, também, trabalha a musculatura frontal, do tronco e costas, além dos braços, que dão cadência ao movimento”, numera Ivani Trombetta, pesquisadora na Unidade de Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Apesar de não ser uma modalidade recomendada para hipertrofia muscular, com a corrida você consegue, de quebra, uma modelação regular. Isso porque o exercício faz os vasos sanguíneos dos músculos dilatarem, pois exige que o oxigênio circule melhor, o que acaba aumentando sua circunferência. “O aumento de massa depende da quantidade de vasos locais existentes”, completa Ivani. Entre os músculos que se beneficiam por essa característica, estão o quadríceps (parte da frente da coxa), panturrilha, peitoral e grande dorsal.
 6 – Engane o tempo prolongando a jovialidade
Diversos estudos científicos demonstram a importância da atividade física para combater os efeitos do envelhecimento precoce, principalmente perda de massa muscular, queda da força e falha na potência muscular.
E, como não poderia ser diferente, a corrida integra a lista de modalidades que agem como elixir da juventude. Entre a multiplicidade de efeitos, está a capacidade anti-inflamatória do exercício regular. “O músculo funciona como um órgão endócrino, liberando miocinas, substâncias relacionadas ao feito benéfico contra doenças como câncer, obesidade, Alzheimer e Parkinson. Além disso, o exercício executado de forma adequada fortalece a defesa do organismo, aumentando a produção de enzimas antioxidantes”, explica Viviane Nouailhetas, doutora em biologia molecular e professora da Unifesp. Na Universidade da Califórnia (EUA), pesquisadores verificaram que, quando exercitado ao menos por 75 minutos semanais, o organismo é capaz de inibir a ação do estresse oxidativo sobre o DNA das células. Em estudo da Unifesp, observou-se que exercício aeróbico moderado diário (60 minutos de corrida a 60% do VO2 máx.) foi capazde diminuir os marcadores de oxidação, associados a estados de inflamação crônica na musculatura.
7 – Invista em um cardápio campeão e fuja de inchaços
Aqui a lição é básica: cultive um organismo bem cuidado, a começar pelo balanço adequado de carboidratos, proteínas e gorduras, além de vitaminas, minerais e fibras disponíveis nas frutas e saladas, e boa hidratação. Junto a isso, acrescente treino na medida e repouso. Essa é a receita para se conquistar um fígado sadio, que é o ponto de partida para a eliminação das toxinas invasoras do corpo e melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.
Além dessa faxina nas células, a corrida, por ser uma atividade aeróbica, melhora os movimentos peristálticos do intestino. Em outras palavras, o exercício ajuda a destravar o trânsito intestinal e a evitar os sintomas de inchaço. “Durante a prática, a própria contração da musculatura do tronco, principalmente a abdominal, estimula de forma mecânica os músculos intestinais, prevenindo constipação e estufamento abdominal”, descreve Mariana Klopfer, nutricionista integrante do laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora, da Universidade de São Paulo (USP).
8 – Corra para a cama e garanta o sono da beleza
Alguns processos metabólicos essenciais para o bem-estar do organismo começam só quando  colocamos a cabeça no travesseiro. E para o assunto beleza, estar com o sono em dia faz todo o sentido. A boa notícia é que corredores, graças aos efeitos do esporte, não demoram a pregar os olhos e desfrutam o sono de maneira profunda. Especialistas acreditam que a endorfina, responsável por relaxar o corpo, esteja ligada a esse benefício. Mais: a corrida exige tanto do sistema respiratório que o deixa tinindo para a noite, retardando as chances de apneia — o popular ronco. Vale saber que, pela madrugada, inicia-se a produção de melatonina, um hormônio que, além de ser uma arma antioxidante, atua no controle do cortisol, substância típica do estresse e inimiga da estética. Nas fases mais profundas do sono, é a vez de surgir o hormônio do crescimento, cujo papel também é participar da renovação celular e reparação dos tecidos. Para sua pele, isso é sinônimo de rejuvenescimento. E, não é preciso nem dizer, depois de uma noite em claro, o rosto fica com as linhas de expressão escancaradas, já que os músculos faciais não relaxam como deveriam.
9 – Desfile com postura de rei
Quem nunca ouviu que manter boa postura nos treinos melhora o rendimento esportivo? “A corrida tem a característica de ser um movimento natural do ser humano. Mas, é claro, nos treinamentos deve-se otimizar essa estrutura muscular com técnicas apropriadas”, avisa a educadora física Ivani. Portanto, nada de torcer o nariz para os exercícios educativos. Dessa maneira, além de aprender a recrutar os grupos musculares essenciais para um movimento mais limpo, você ainda assegura condicionamento correto do tronco, com melhor utilização dos braços, elevação ideal dos joelhos e, no pacote, entra a correção de possíveis vícios de postura. O nome que se dá a tudo isso é consciência corporal. “Com a corrida, os músculos do tronco ficam o tempo todo em contração, por causa da mudança do centro da gravidade durante o movimento, quando o atleta projeta o peso corporal para a frente. E isso favorece a melhora na postura do praticante, inclusive para outras atividades do dia a dia”, finaliza Ivani.


Nenhum comentário:

Postar um comentário