Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Durma Bem Para Correr Melhor

É dormindo que avançamos. Revista The Finisher.


Durma bem para correr melhor
Uma boa noite de sono é essencial para regular os hormônios e recuperar o tecido muscular
Mariana Gianjoppe







Por mais que bata a tentação de treinar mais e mais, não negligencie o tempo que deve ser dedicado ao descanso. Ele é tão importante para o aumento de performance quanto a dedicação aos treinamentos. E o sono é o momento mais importante de recuperação fisiológica e psicológica do organismo. 

O simples ato de dormir promove uma série de reações benéficas para o corpo”, afirma o fisiologista do exercício Luiz Riani, do Instituto Vita. “Uma boa noite de sono é essencial para preservar os níveis adequados de hormônios que regulam todo o funcionamento do organismo, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a função respiratória, a contração dos músculos, o armazenamento de energia, a formação muscular e o consumo de gorduras”, explica.


É durante o sono, também, que ocorre a regeneração do tecido muscular. “Existe uma grande redução do metabolismo basal, momento importante para o sistema cardiovascular repousar. Grande parte da energia e das substâncias armazenadas no organismo são direcionadas para o processo de regeneração tecidual, especialmente do tecido musculoesquelético. Esse processo é ainda mais estimulado pelo pico de liberação do GH, o hormônio do crescimento”, conta Riani.
 NÃO FUJA DA CAMA

Um corredor que não dorme adequadamente prejudica seu desempenho físico, como alerta o fisiologista: “Ele experimentará uma sensação de déficit de energia, fraqueza muscular, aceleração cardíaca exagerada, dificuldade para concentrar-se, sensação de falta de ar, irritabilidade excessiva, tontura e desmotivação”.

TEMPO IDEAL

Não existe uma regra geral, mas cada pessoa possui um tempo ideal de sono. Para descobrir qual é o seu, é preciso observar as respostas físicas do corpo a diferentes períodos de descanso. “Após uma noite de sono muito curto ou muito longo, notam-se alterações na atenção, concentração, irritabilidade, disposição e nas respostas cardiovasculares, sendo marcante a elevação da frequência cardíaca”, diz Riani.

Para um melhor diagnóstico, existe um exame chamado polissonografia, que identifica problemas que impeçam um sono adequado e indica o tempo ideal de sono para cada pessoa. “De maneira geral, acredita-se que o tempo ideal de sono da maioria das pessoas se situe entre 6 e 10 horas.”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário