Total de visualizações de página

domingo, 30 de dezembro de 2012

Comprima Que as Pernas Gostam


Não tenho base para comprovar, ainda não testei o suficiente, mas, vale como informação.

Revista O2.


Comprima que as pernas gostam

Os maiores benefícios das roupas de compressão são a recuperação e o pós-corrida



Um incômodo, sob a forma de dores musculares, pode se manifestar em seu corpo entre 24 e 48 horas após uma corrida ou um treino, dependendo da intensidade, duração do esforço e do tipo de exercício realizado, podendo até deixá-lo travado. A corrida tem dessas coisas: a gente fica tão empolgado com a evolução que vem conquistando nos últimos treinos que — sem orientação — acha que está pronto para mudar de escala.
Se treinar 40 km por semana, dá um salto direto para 60 km. Aí (já viu, né?) vêm as dores do dia seguinte. Essas dores estão relacionadas a microtraumatismos e inflamações agudas das fibras musculares e podem ser amenizadas com aquecimento antes dos treinos e alongamento após o esforço, a ação que ajuda a relaxar a musculatura. Outra dica é correr com intensidade adequada, evolução gradual e observando um período de descanso.
Dessa forma, os músculos, acostumados a cargas cada vez mais pesadas, conseguem eliminar o ácido lático rapidinho. A última moda, porém, é o uso de roupas tecnológicas, como bermuda e, sobretudo, meias de compressão, que evitam a dispersão de energia na contração muscular.
Mas será que esse tipo de acessório funciona? Bem, não espere melhorar muito a sua performance com elas, mesmo porque essa não é a sua proposta principal. Mas que as roupas compressivas ajudam a diminuir as chamadas dores do dia seguinte, isso ajudam.
Isso ocorre porque a compressão em determinados grupos musculares diminui o processo inflamatório, atenuando as dores. O mecanismo é o seguinte: toda vez que há atividade física mais intensa, muita energia é mobilizada por meio de fontes anaeróbicas, produzindo, ao final, uma substância que vai modificar o pH do organismo, provocando acidose e dor decorrente do acúmulo de ácido lático.
É o preço que o músculo paga por ser solicitado de forma mais contundente. Todo quadro inflamatório está associado a um edema. Quanto maior o edema, maior é a intensidade da dor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário