Total de visualizações de página

domingo, 25 de novembro de 2012

O Que a História nos Ensina

Um dia, o Império Romano teve sob seu comando uma região expressiva do planeta . A Inglaterra já foi uma potência bélica de poder incontestável. A Rússia era uma força que se equiparava aos EUA também no quesito bélico.

Grandes fortunas de dimensões inimagináveis, foram reduzidas ou desapareceram. A Microsoft, que já teve um valor de mercado que a colocava entre as maiores empresas do mundo - se não a maior - hoje vale metade de uma Apple, que estava quase falida há cerca de 20 anos atrás.

Michael Schumacher, o grande campeão de todos os tempos, voltou à Fórmula1 sob grande expectativa. E...?

Grandes atores e atrizes, outrora exemplos de beleza, ficamos assustados quando os vemos.

Os EUA, ainda grande potência econômica mundial, em breve deve ser ultrapassada pela China, país que há 40 anos não valia uma aposta sequer.

Olhando hoje, a história, percebemos que sucesso passado não é garantia de sucesso futuro. Na verdade, cada vez menos é garantia de sucesso. O mundo é muito dinâmico, corre a passos velozes, está mais complexo.

Mas isso tem um lado positivo: se o sucesso passado não garante o futuro, dificuldades presentes, da mesma forma, não impedem que, lá na frente, consigamos superá-las.

Quem não tem uma história de um conhecido que começou a correr bem antes de nós, quando nem pensávamos em fazê-lo, e hoje estamos no mesmo patamar ou até mais na frente?

Ou que esse conhecido um belo dia parou de treinar e nós continuamos em frente?

Quem nunca viu pessoas treinando forte imaginando que nunca chegaria lá, e hoje faz uma Meia tranquilo? E que mesmo assim, ainda acha que está no meio do caminho e que tem muito a melhorar?

Então, a história mostra que nada dura para sempre, e que, portanto, tudo pode ser mudado, e para melhor, sempre. 

Só depende da nossa vontade, somente isso.

Bom domingo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário