Total de visualizações de página

domingo, 29 de julho de 2012

Paralela Dominada !

Essa idéia estava maturando havia semanas. Passava, olhava, avaliava, checava, pensava... Sempre procurando lugares novos para correr.

Para quem não conhece Salvador, a Av. Luiz Viana Filho, conhecida como Paralela (são 2 retas em sentido contrário, com 4 pistas em cada, ligando a cidade ao Litoral Norte, ou ao Aeroporto, que fica em outro município, Lauro de Freitas. Com cerca de 18K (http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Lu%C3%ADs_Viana_Filho) seria PERFEITA se pensassem nela como uma pista de corrida/bike.

Mas não aqui, não em Salvador City, 3a maior capital do país em número de habitantes: aqui, fazer o óbvio não faz parte da rotina.

Bem, então, a Paralela, tem uma pista pequena feita para corrida, mas que não atende quem quer/ precisa fazer um treino mais longo. E foi pensando nisso, que resolvi correr nela: para testar a viabilidade e ser mais uma opção de treino. Essa pista liga, digamos, a Pituba ao Aeroporto e vice-versa, para ilustrar melhor as explicações. Entre cada reta, um canteiro muito largo, equivalente a mais umas 4 pistas.

Ontem foram 14K, e hoje fui fazer o que conseguisse, o importante era conhecer um novo lugar. E o que vi foi uma completa surpresa!

Parei o carro num estacionamento pequeno, onde fica um memorial, sem mais histórias, para não tornar o relato mais longo. Dali, pode-se sair no sentido Pituba (volta) por uma pista para corrida, ou seguir sentido Aeroporto. Como o Memorial fica no começo da avenida, segui em frente. Tempo nublado, perfeito.

Levei uma garrafa de Gatorade, 2 sachês de gel mais uma de mastigar, e deixei outra e mais duas de água no carro. 

Menos de 2K, acaba a pista de corrida, vem um posto e começa a grama. Tem até um caminho aberto na grama, mas é estreito, melhor é correr fora dela mesmo. O problema é que existem depressões enormes que deixam apenas um trecho muito apertado de grama nos deixando emprenssados contra a grade de proteção. Em alguns lugares, lá embaixo, tem água, em outros, campos de futebol.

Então, vai a 1a dica: opte por correr do lado da pista de volta (sentido Pituba) que tem mais espaço. Na volta, pode-se correr lá embaixo, pois nesse sentido é mais fácil chegar lá. 

Quando não for mais possível correr na depressão, sobe-se pela encosta, espreme-se e segue em frente.

Deu pra perceber que é praticamente uma corrida de aventura, certo? Nada plano, haja psoas pra aguentar tanto sobe e desce, mas é uma experiência única!

Minha idéia era ir até o final para medir a distância, e voltar, claro. Bati em quase 7K, faltava pouco para o Parque de Exposições, que era quase o final, acho que uns 2K. Mas as vias estavam "apertadas" e os 14K de ontem mandaram retornar. E o sol já tinha "se livrado" das nuvens.

De corrida foram só 10,5K mais uns 3K andando, subindo e descendo encostas, conhecendo melhor o caminho pra levar o pessoal em breve. E olha: corrida de aventura não é, definitivamente, como correr na rua (kkkk), em compensação, exige músculos que você nem imagina que existam, e isso é bom!

E eu pensando em fazer 18K no Mountain Do...rsrsrs. Vou fazer, sim, uma hora, mas agora seria exigir muito.

Passei um "perrengue" danado uma hora, pois estava no sentido aeroporto, a pista praticamente acabou, uma depressão enorme, não tinha como descer, quando vi uma escada de cimento no meio da grama. Tentei descer, vi que os degraus se alternavam com barro, tudo muito alto, desisti, voltei (espero que o pessoal do campo de futebol lá embaixo não tenha me notado...rsrsrs) e tive que ir pra pista dar "um pique" de uns 30m até chegar num retorno. Pense que nunca corri tanto, nem nos treinos de tiro, sorte que não vinha carro nessa hora... alguém lá em cima, deve nutrir uma certa afeição por mim... rsrs

Nesse treino, uma volta à infância: passei por saúvas (formigas), daquelas cuja mordida dói muito, carregando folhas.... como botei elas pra brigarem quando criança....

Na volta, a bola do jogo veio parar do lado que estava, devolvi para os jogadores.

Passei por poucos corredores (comecei a correr 08:15), mas 2 deles com biótipo de corredor  que compete pelos primeiros lugares - um deles com a camisa da última Maratona do Rio, e todos me cumprimentaram. Sentimento de união, sabe?

Não é um treino para se fazer sempre, mas acho que vou incluir na minha rotina. Valeu muito!






Nenhum comentário:

Postar um comentário