Total de visualizações de página

domingo, 22 de julho de 2012

Comportamento, e o Que Ganhamos Com Isso

Quem pratica algum esporte sabe os benefícios que ele traz. E quem não pratica também, embora acredite não ter tempo, paciência, ou perfil para tal.

Benefícios esses que são inúmeros, como perda de peso, coração mais saudável, probabilidade menor de ter doenças como diabetes, hipertensão, autorealização, melhoria do humor, etc., etc....

Mas existe, além desses todos, um fator comportamental não menos importante.

Sempre fui muito competitivo: quando entro em algo, se me identifico, continuo e procuro fazer o melhor. Isso vale para o trabalho, estudo, onde quer que eu esteja. E a competitividade, assim como a ambição, dentro de limites sociais e éticos, faz com que cresçamos e continuemos avançando.

E o que tem a atividade física a ver com isso? É que muitas tarefas exigem inteligência, basicamente, aliada a paciência e estratégia. Mas a atividade física pede essas duas características, porém, sobretudo, exige do corpo o esforço que faz a diferença.

E quando o corpo é o limitador, inverte-se o processo, porque toda vontade do mundo esbarra no limite imposto por ele. E esse limite, amigo, só com determinação, disciplina e paciência conseguimos aumentar.

E é aí que reside o benefício: aprendemos a conhecer melhor nosso corpo para saber como torná-lo mais forte e temos que ter uma paciência enorme para evoluir passo a passo. Uma coisa é querermos atingir um resultado, e outro bem diferente, é chegar lá.

E o processo torna você uma pessoa disciplinada, humilde, e consciente de até onde se pode chegar.

Eu fiz um processo um pouco diferente desde que comecei a treinar. Como não tinha nenhuma pretensão de correr prova alguma, simplesmente fui cumprindo a planilha sem nunca sequer, dizer que distância desejava atingir. Um dia, quando minha planilha indicava 3K no final do mês, fiz esses 3K na 1a quinzena. E percebi que dava, sim, para melhorar e chegar nos 5K (rsrsrs). Só que, quando bati nos 6,5K, inventei fazer a Meia de Floripa, e nem  aproveitei meus 10K, pois era parte do processo rumo aos 21.

E todas as vezes que tentei, de forma precipitada e afobada, esticar demais, a conta veio pesada. E isso cada dia me torna mais comedido e mostra que tenho que respeitar sempre minha condição naquele momento. É o famoso e prudente "baixe sua bola", que nos leva a crescer de forma consistente e saudável.

Se dependesse de mim, já estaria fazendo 21K em 1:50, mas isso é o que eu DESEJO (ou não, será?), e não o que o corpo tem para entregar no momento. 

E as coisas mudam mesmo, de acordo com a perspectiva: uma hora a meta é chegar nos 21K, outra, melhorar o tempo, e por aí vai. E se tiver que ficar estacionado num tempo XPTO para sentir prazer e não sofrimento, que seja assim. Acho que isso é um indício de que estou mais calmo.. rsrsrs.

A corrida pode ser uma atividade coletiva ou solitária, se considerarmos que competimos com nós mesmos (excetuando-se os profissionais) e não contra alguém. 

E é esse benefício disciplinar que estou experimentando no momento, com a certeza de que, fazendo minha parte, os resultados vêm como consequência. Usar essa habilidade em outras áreas pode fazer a diferença.

Você precisa de duas coisas: Determinar o que deseja, e saber fazer as perguntas certas. 

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho lhe serve.






Coment·rios
2 Coment·rios

2 comentários:

  1. Já li aqui todos os posts da corrida de ontem...
    É muito bacana ler seu blog, entro todo dia, sempre na esperança de alguma coisa nova...

    Aqui em Sampa domingão foi de muito sol, mas a largada as 7 da manhã foram com desconfortáveis 10o. C. Mas cheguei lá, e fiquei feliz demais! Nos 8k....tenho 3 meses de treinamento.

    E meus primeiros 10K já tem data 30/Set. Ler seu blog é muito motivador.

    Ainda mais por ser apaixonado pelo Nordeste, em especial Salvador! Um dia quem $$$abe dou um pulo aí para correr uma prova com vocês!

    Abraço, Sucesso! E muitas corridas...e posts para nós leitores!
    daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs....desconfortáveis 10o????? Isso é meu sonho ! Um amigo nosso correu a Meia das Cataratas a 3o, e fez seu melhor (ou um dos melhores) tempo numa Meia.

      Acho que, quem treina aqui no NE, está preparado para qualquer lugar (vide os quenianos).

      Tenho certeza que muito antes de 30/09, você chega tranquilo nos 10K.

      Abraço, e vamos em frente !

      Roberto

      Excluir