Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Botão Mágico II (ou Lições de Um Leigo)


Quando postei o Botão Mágico, tive um retorno interessante das pessoas, seja pelo FaceBook, Twitter e conversas mesmo. O que me fez pensar no quanto, de fato, esse assunto interessa às pessoas de modo geral, e, em particular, aos que querem perder peso (como se alguém não tivesse esse desejo). 

E fico imaginando em quanto as empresas ganham vendendo sonhos (vai aí minha veia de Adm. de Empresas com MBA em Marketing), pois na verdade, toda venda parte de uma proposta de valor, onde um benefício é oferecido (no caso a empresa vendedora) em troca de algo (dinheiro, tempo, etc.) do "comprador". E nesse afã de perder peso, mudar o nariz, levantar os seios, endurecer as nádegas, não usar mais óculos, consome-se tudo e mais um pouco, que for oferecido. 

Se não der certo, a culpa é SUA, que não fez como orientado, não é assim? Isso se você sobreviver pra contar a história.

E fico pasmo, porque além de nunca ter me sentido tão mal a ponto de ter que recorrer a esses "milagres", quando precisei, fiz meu dever de casa e as coisas aconteceram.

Se a pessoa tem um corpo feio, não simétrico, nem perdendo peso vai achar o resultado satisfatório. Mas se o problema é apenas a perda dos quilos extras, recorrer a fórmulas milagrosas é, no mínimo, preguiça.

Um dia estava conversando com uma moça que reclamava do peso. Disse ela: "Perdi uns 4Kg, fiquei um mês sem comer quase nada, só salada e sopa". Bem, assim até o Rei Momo perde, mas vai viver assim. E mais: ela queria perder peso sem ter que mudar nada na vida dela. Nada de exercício, nada de mudar os hábitos (porque, depois desse tempo, com certeza vai voltar a comer - óbvio - e engordar).

Então, sem ser profissional da área, e nem de longe querer ensinar coisa alguma, aqui vai o que aprendi:

# Matemática. O entra e sai. Todos nós gastamos calorias durante nossas atividades diárias, e ingerimos outras tantas. O que entra, tem que ser menor do que o que queimamos.
Se você faz algum exercício, perde mais calorias e emagrece. Se além  de fazer exercício muda a alimentação, perde mais e mais rápido. Se apenas muda a alimentação será sedentário, mas vai perder algum.

# Perder peso não significa comer pouco, e sim, comer de forma inteligente. Quando comecei meu programa com a nutricionista, não aguentava comer tudo o que podia no café da manhã. E mesmo assim, emagrecia. De nada adianta comer pouco, mas comer os alimentos errados (muita gordura, etc.).

# A alimentação é fundamental se você pratica uma atividade (se não pratica, deveria). Ela fornece energia e faz você conseguir fazê-la bem. Se você não se alimenta adequadamente, não consegue realizar seus exercícios, e, portanto, perder peso. Já cheguei a almoçar apenas salada e, à noite, não conseguir  terminar o treino de tontura e fraqueza. Me alimentando corretamente, faço meu programa tranquilo, e ainda perco peso. Acredite, funciona.

# Em atividades intensas queimamos muitas calorias, o corpo fica exausto. Para suportar, é preciso se alimentar corretamente antes de depois, para o corpo se recuperar. Muita gente aproveita a perda de peso que a atividade proporciona, e não se alimenta como deveria,  para manter o peso. Além do corpo não se recuperar, ainda corremos o risco de perder massa magra (músculos). E você não quer malhar tanto pra perder músculos, quer?

# Água sempre e a toda hora. Além de hidratar o organismo, faz com que o corpo se mantenha ativo, sem entrar em stand-by, e portanto, queime mais calorias. Ou seja: água emagrece. Ainda não bebo meus 3 litros diários, mas estou tentando.

# Alimente-se em intervalos pequenos entre uma refeição e outra. Basicamente, pelos mesmos motivos acima citados. Acredite: eu nunca consideraria isso, uma vez que passo a maior parte do dia na rua. Minha vida é meio doida. Mas consegui. Ganhei uma lancheira térmica da minha esposa (infantil, da NUK), e levo-a no carro. Na hora do lanche, pego, como, e vou em frente.

# Pise na jaca. Está fazendo tudo certinho? Exercício, nutrição, etc.? Dê um presente a você mesmo. No final de semana, tome sua cerveja, coma uma feijoada, enfim, seja feliz. O corpo bem tratado, responde com gentileza.

E pronto. Mexa-se, exercite-se, tente, teste, se dê uma chance. Faça sua parte, porque Deus nenhum vai lhe ajudar se você não fizer por onde. Nem cirurgião plástico. Ou você acha que aquelas beldades da TV são como são, porque têm dinheiro e os melhores profissionais ao seu lado? Elas que não malhem e tomem cuidado com a dieta, que nem Pitanguy resolve.

O que comer, quando comer, com o que comer, depende de cada um. Um nutricionista vai ajudá-lo (e muito).

Encontre a atividade que lhe dê prazer, e vá em frente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário