Total de visualizações de página

sábado, 17 de março de 2012

Pegando Emprestado Algumas Palavras

Priscila corre conosco na Authentic. Semana passada, um quebra-molas sem pintura adequada traiu sua atenção e lá foi ela, coitada, direto pro chão. Foi batizada na atividade, como gosta de dizer.

Pois é: me mandou hoje um texo de Marcos Caetano, jornalista, colunista esportivo do Estado de São Paulo e comentarista  da ESPN Brasil, publicado na revista O2, que eu assino, mas ainda não havia lido.

São palavras que eu gostaria de ter escrito - que bom que alguém o fez - e achei extremamente pertinente. Compartilho com vocês. Valeu, Priscila, obrigado pela lembrança!

"É muito fácil ser corredor nos dias bons, com o sol brilhando, a temperatura amena, o corpo sem dores e o pulmão em dia. Mas o verdadeiro corredor é aquele que sai para treinar mesmo num dia ruim. E creiam, esses dias, assim como os corredores de verdade, existem. 

Correr com tudo a favor faz de vc um desportista, vá lá. É melhor do que ser um sedentário, disso não resta dúvida. Mas, para alguém merecer ser chamado de corredor, com toda a carga de luta e bravura que esta palavra contém, é preciso correr contra as adversidades, estejam elas onde estiverem. Às vezes o revés está em nós mesmos, no nosso físico: uma bela de uma canelite, um músculo que incomoda a cada metro percorrido, a lombar que reclama, a cervical que grita, o desconforto dos primeiros metros, a fadiga dos últimos etc. Outras vezes a adversidade nos cerca de outras formas, seja por uma agenda insana que nos parece roubar todas as horas livres para treinar, seja por meio de um problema de ordem pessoal. Não importa. 

O verdadeiro corredor é aquele que corre apesar de tudo isso, ou melhor, que corre por causa de tudo isso. Alías, o mais correto seria dizer que corre através de tudo isso. O trabalho exige que vc madrugue no escritório? Então passe a correr à noite. A família exige a sua presença em casa todas as noites? Sem problema: corra na hora do almoço. Está triste? Corra. Ganhou na loteira? Corra. Está se divorciando? Corra. Conheceu o amor da sua vida? Corra. Não do novo amor, mas para ele, por ele. Não importa qual seja o empecilho, não abra mão do seu treino. 

Muita gente diz que não consegue treinar nos ferriados, o que no mínimo é muito estranho. Ora, se sempre reclamamos que o dia a dia acaba nos roubando as horas que gostaríamos de usar para treinar, por que será justamente nos feriados é que fica difícil calçar o tênis e partir para o parque? Quem adota esse tipo de desculpa não pode, me desculpe, ser chamado de corredor. Assim, prezado leitor, no próximo dia ruim que surgir em sua vida, não deixe de correr. 

Eu gostaria que nenhuma pessoa que lê essas mal traçadas linhas, voltasse a ter um único dia ruim sequer nessa vida, mas, como todos sabemos, os danados dos dias ruins acabam pintando, mais cedo ou mais tarde. Quando isso acontecer, pense no seguinte: se vc sair para treinar, acabará saindo do episódio com um pequeno saldo. Qual? Poder bater no peito e dizer: "Apesar desse maldito dia ruim, hoje eu provei para mim mesmo que sou um corredor de verdade". Convenhamos, isso não seria nada mal. Ainda mais para um dia ruim."



Nenhum comentário:

Postar um comentário